Uma das preocupações de viagem de longo prazo é a saúde. Dá um medinho de ficar doente longe de casa. Para tranquilizar um pouco, a pedida é contratar um seguro saúde internacional. Aquele tipo de coisa que você compra torcendo para não ter que usar. O ideal é chegar ao final da viagem sem nem saber se o seguro era ou não bom. Após muita pesquisa, acabamos optando pelo World Nomads, que está muito bem avaliado na internet.
Bem, no final da temporada em Bangkok acordei um dia com uma baita conjuntivite. Há uns quinze dias Marcelo e eu vínhamos negociando com os sintomas de uma gripe/virose, que além de tosse, febre e dor de garganta, deu também uma certa irritação no olho. A virose parecia estar passando, mas aquela manhã meus olhos não deixaram dúvida: hora de encarar um médico tailandês!
Já tínhamos conseguido com o World Nomads uma indicação de hospital em Bangkok, por coincidência perto do nosso hotel, e as avaliações no Google eram animadoras, mas ir ao hospital, ainda mais na Ásia, sempre gera stress, né?
Fomos meio ressabiados, mas nem acreditamos no que encontramos!
O hospital era enorme, muito limpo, bonito e organizado.
Fomos imediatamente atendidos (em bom inglês!) no balcão de triagem, onde expliquei o problema e preenchi uma ficha rápida. Ninguém falou em custo ou pediu cartão/depósito. Fomos encaminhados para o andar da oftalmologia, onde novamente o atendimento foi rápido. Primeiro uma enfermeira fez algumas perguntas, mediu minha pressão e temperatura (termômetro descartável) e fez aquele exame das letrinhas (felizmente não com o alfabeto tailandês!). Menos de 10 minutos depois eu já estava no consultório com uma médica atenciosa, que me examinou, fez recomendações e prescreveu um colírio antibiótico. A médica encaminhou a prescrição diretamente para a farmácia do setor e o colírio já estava separado para mim no check out.
O custo total (incluindo o antibiótico e uma taxa para atendimento de estrangeiro) foi de 2.469 bahts, menos de 70 dólares. Pensávamos que seria mais caro, ainda mais considerando a qualidade das instalações e do atendimento.
Como este valor ficou abaixo da franquia do seguro (100 dólares), nem vamos fazer pedido de reembolso, mas já mandamos uma avaliação bem positiva dos serviços.
Em menos de uma hora saí aliviada, medicada e, sobretudo, muito bem impressionada.
Pode ser que eu tenha dado muita sorte, que normalmente o hospital fique cheio e o atendimento demore muito mais (o que deve ser mesmo o caso, pelo tamanho dos ambientes e o número de poltronas na sala de espera). De qualquer forma, só consigo falar sobre a minha experiência, que foi a melhor possível. Infelizmente é provável que a maior parte da população não tenha acesso a atendimento médico deste nível.
Ah, obviamente a bula do remédio estava só em tailandês. Só que foi fácil achar em português na internet. Olha só no rótulo onde o colírio foi fabricado.
6 comentários sobre “Encarando um Hospital na Tailândia”
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Cê, adorei o nome da seguradora, world nomads! Quisera ter um atendimento desses, em qualquer Hospital do Rio, mesmo que por 140 ou 210 dólares! Valeu a experiência! E viva a Novartis!
Viva mesmo!
E obrigada por todo o apoio à distância.
Bj
Oi Celina, que bom que deu tudo certo no hospital. Que seja o único hospital nessa super viagem!!!! bjs
Tomara mesmo!
Bj
Que incrível! Melhor ainda é você já estar bem! Abraços aos dois. Valéria
Valeu!!!
Bj